O Uso Medicinal da Canábis
O livro está dividido em três partes: a história do uso medicinal da canábis; as consequências da proibição (para a sociedade, para a medicina e para a pesquisa científica); e o papel da mídia em relação ao tema.
O prefácio é de Denis Russo Burgierman.
“Na cabeça de alguns estamos em guerra. Uma guerra contra as drogas. Se aceitarmos este delírio pelo seu valor de face, Susan seria uma correspondente de guerra. Pois de certa forma ela nos traz notícias do front desta guerra. E, infelizmente, nos últimos 50 anos o que podemos concluir é o velho e batido- nada de novo no front . O terror, a violência e o desamparo de inocentes continuam sem trégua.Neste contexto, Susan nos traz notícias de um ‘front’ até então pouco percebido. Este ‘front’ inclui atores ativos e passivos, vítimas na maior parte; podemos considerá-los como os deserdados da maconha tornada proibida. Estes atores são principalmente pacientes, seus médicos e a ciência. Neste ambiente de guerra, pacientes perdem a opção de escolher um tratamento barato, seguro e eficiente. Médicos ficam de mãos atadas e sem condições de aprender a usar e proteger os pacientes que decidem usar a maconha de forma medicinal. A ciência fica impedida de realizar pesquisas imparciais e objetivas. Como sempre a primeira vítima da guerra é a informação. Susan tenta reverter essa situação, com uma pesquisa clara e objetiva sobre o assunto.”
– João Menezes, Professor Associado no Instituto de Ciencias Biomédicas da UFRJ
O livro está disponível na livraria Cultura, adquira através do link:
http://www.livrariacultura.com.br/p/o-uso-medicinal-da-canabis-15076293
Jornalismos
Trata-se de uma coletânea de perfis de jornalistas brasileiros, trabalhando em diferentes áreas do jornalismo. O texto “A Linha do Tempo” é de Susan Witte.
“SÉRIE JORNALISTANDO Jornalismos- histórias de uma arte plural constitui o segundo volume da Série Jornalistando, fruto de um projeto de estudo e produção de perfis de jornalistas desenvolvido por Renata Carraro junto aos alunos da 6ª etapa do curso de Jornalismo das Faculdades Integradas Rio Branco (FRB). O primeiro volume, Não é aventura, é reportagem- jornalistas e cobertura de conflitos, foi publicado em 2013”.
O livro pode ser adquirido pela livraria Cultura. Segue o link:
http://www.livrariacultura.com.br/p/jornalismos-46133181#
Ervas Daninhas
As histórias e as dificuldades de pacientes que usam a canábis como forma de tratamento são retratadas nesse livro. A obra estará disponível em breve.